Hospital São Francisco na Providência de Deus sedia curso sobre esclerose múltipla

Os fundamentos do diagnóstico e as principais novidades no tratamento da esclerose múltipla são tema de um curso intensivo que será realizado no Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ), no Rio de Janeiro (RJ), no dia 11 de junho. Promovido pelo Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas (BCTRIMS), o evento será ministrado por neurologistas que integram a equipe do HSF e especialistas convidados e faz parte da programação preparatória do 23º Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica, que acontecerá entre os dias 15 e 18 de junho, em São Paulo (SP).

O presidente do Congresso e chefe do serviço de Neurologia do HSF, Fernando Figueira, destaca que o curso tem como foco discutir os elementos diagnósticos da doença, bem como aquisições recentes, tais como dados de imagem e novas drogas, como aquelas da família dos imunobiológicos. “Essas novas drogas vêm preencher uma lacuna no tratamento de pacientes que não respondem à terapêutica convencional. Essa discussão vai se dar a partir da apresentação de casos clínicos. Teremos a participação de neurologistas de ponta, dedicados ao estudo e ao tratamento das doenças inflamatórias e desmielinizantes. Queremos alcançar jovens neurologistas, estudantes, residentes, mestrandos e doutorandos”, adianta o médico, que também vai ministrar palestras e moderar um debate dentro da programação, que será presencial para o Rio de Janeiro e ao mesmo tempo transmitido pela web para todo o país, sendo interativo e em tempo real.

O curso ‘Bases de Conhecimento em Esclerose Múltipla: O Estado da Arte’ é dividido em dois módulos. O primeiro é voltado à clínica e ao diagnóstico, com apresentação de casos. “Programamos uma dinâmica com bastante prática ‘beira de leito’. Já o segundo módulo, vai ser dedicado à imagem, também com a apresentação de casos e, evidentemente, fundamentado na prática clínica”, adianta o especialista. “Um dos principais focos do nosso congresso e deste curso é estimular o conhecimento, o desenvolvimento do pensamento e o interesse de jovens médicos no tratamento dessa doença devastadora”, arremata.

Entre os profissionais que irão ministrar o curso estão Gustavo Figueira, Raquel Custódio, Alexandra Cardoso e Viviane Carvalho, que integram a equipe de Neurologia do HSF, chefiada pelo próprio presidente do Congresso. Participarão ainda convidados como Gutemberg Santos, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Fernanda Cristina Lopes, professora de Radiologia da UFF, e Maria Lucia Vellutini Pimentel, chefe do serviço de Neurologia da Santa Casa e professora do curso de pós-graduação em Neurologia da PUC-Rio.

O valor do curso varia de R$ 200,00 a R$ 250,00, a depender da data de inscrição no evento. O Hospital São Francisco na Providência de Deus fica na Rua Conde de Bonfim, 1.033, na Tijuca, Rio de Janeiro.

O 23º Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica contará com a participação de mais de 20 convidados internacionais, atuantes na linha de frente de pesquisa e tratamento da esclerose múltipla. Informações e inscrições para o evento do Rio de Janeiro ou de São Paulo devem ser feitas no site www.bctrims2022.com.br/bctrims2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.