Prefeitura de Uberlândia inaugura primeiro centro de reabilitação pós-Covid de MG

Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Uberlândia (MG), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem desenvolvido inúmeras ações para garantir atendimento à população, principalmente para os pacientes diagnosticados com Covid-19 e que ficaram por longos períodos internados. Para continuar proporcionando esses cuidados com qualidade após a alta hospitalar, foi inaugurado, nesta segunda-feira (9), o Centro Vida – Programa Municipal de Reabilitação em Saúde. O local é o primeiro de Minas Gerais com atendimento exclusivo para pacientes que estavam internados e precisarão de cuidados contínuos. A entrega ocorreu durante solenidade conduzida pelo prefeito Odelmo Leão.

“A Covid-19 é uma doença que trouxe inúmeros desafios para nós, entre eles está a recuperação do paciente após a alta hospitalar. Muitos precisam de cuidados específicos ao sair da unidade, portanto, para garantir que ele continue o acompanhamento, estamos inaugurando o Centro Vida, um local exclusivo do Município, com uma equipe multidisciplinar e pronta para acolher estes pacientes”, destacou o prefeito.

Localizado no centro de Uberlândia, na avenida Rio Branco, nº 49, o espaço será referência para a reabilitação cardiovascular, respiratória e motora de pacientes que foram diagnosticados com Covid-19 e precisarão de algum tipo de cuidado após a internação.

A equipe do Centro Vida é formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social, psicólogos, médicos e enfermeiros, afim de oferecer um acompanhamento completo para que o paciente recupere a saúde, a reinserção social e tenha qualidade de vida. O setor que realiza a dispensação de equipamentos de oxigenoterapia e ventilação mecânica não invasiva também fará parte do Centro Vida, para facilitar o acesso às famílias e aos pacientes.

O direcionamento para o centro de reabilitação acontecerá durante a alta da internação hospitalar. Segundo a coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Marcella Furtado de Souza, a equipe médica que acompanhou o paciente será responsável por elaborar o plano de cuidados e direcioná-lo para a reabilitação.

“O paciente receberá a alta com a consulta marcada no Centro Vida para dar continuidade no acompanhamento. Além disso, a equipe da atenção primária da unidade de referência do paciente, também estará ciente e compartilhará destes cuidados. Desta forma, todo o trabalho do Centro Vida é integrado com a atenção primária, especializada, domiciliar e hospitalar. Tudo isso porque ele precisa ser amparado para que recupere a sua funcionalidade e qualidade de vida”, finalizou.

Os atendimentos começaram nesta terça-feira (10). O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.